Sites perderão cerca de 20 bilhões com ferramentas que bloquear anúncios online
Quase 200 milhões de pessoas utilizam ferramentas que bloqueiam anúncios em sites no mundo todo, de acordo com um relatório publicado pela empresa PageFair e pela Adobe. O número , de 198 milhões de usuários, representa um aumento de 41% em relação a 2014 e equivale a 6% da população mundial da internet.
Apesar de parecer pequeno, o número representa uma queda considerável nos lucros de sites com publicidade. Com a prática, estima-se que em 2015 as páginas deixarão de ganhar mais de US$ 21, 8 bilhões. Ainda de acordo com o estudo, o prejuízo deve ultrapassar os US$ 41 bilhões em 2016.
A prática de bloquear anúncios vem se popularizando entre os usuários até em dispositivos móveis, que correspondem a quase 40% de toda a navegação no mundo. "As ferramentas de bloqueio de anúncios são uma ameaça eminente ao modelo de negócios que tem apoiado a web aberta nos últimos 20 anos", afirma Sean Blanchfield, fundador da PageFair.